Den Brysomme Mannen – O Homem que Incomoda

-->
Título original: Den Brysomme Mannen
Gênero: Drama
Duração: 91
Direção: Jens Lien.
Direção: Jens Lien.
Texto escrito por Leonardo/Cinemondo:
Trata-se de uma história que nos convida a refletir sobre a vida em si. O diretor Jens Lien parece nos perguntar:o que é a felicidade? Será que uma cidade onde todos são educados e se cumprimentam, não haja dores de cabeça nem crianças; um lugar onde não existam sentimentos de alegria ou tristeza extremos (apenas sorrisos emitidos metodicamente) e tudo funcione de forma eficiente seja o segredo para a felicidade humana? Talvez não, diz Lien em seu novo filme.
Nas primeiras cenas do filme vemos Andreas chegando de um lugar longe. Não se sabe de onde ele vem, nem o porquê de sua viagem. A única coisa importante é saber que ele vai começar uma nova vida numa comunidade aparentemente perfeita, onde todos são simpáticos e ninguém sofre de depressão. O distanciamento geográfico desse lugar civilizado é retratado com a variação gradativa de paisagens: deserto, campo, bairros residenciais e o centro da cidade.
O tempo passa e tudo corre perfeitamente bem. Mas Andreas começa a sentir falta de coisas da vida. As pessoas não reagem a atos imprevistos ou muito emotivos, e o diretor consegue enfatizar a superficialidade sentimental dessa sociedade numa cena (não realista, é claro) em que seu protagonista quase morre e, chegando em casa todo ferido, vê sua esposa indiferente ao seu estado.
Toda indiferença da sociedade é sentida nos diálogos, no andar das pessoas, no tom acinzentado da cidade, e à ausência de música, seja ela alegre ou triste.
Quando Andreas acredita ter ouvido um som diferente, sua curiosidade desperta, e ele só irá ser detido após descobrir de onde vem esse som misterioso. Talvez ele busque com tanto afinco porque não está satisfeito com as coisas daquele jeito. E isso incomoda os outros.
O Homem que Incomoda é muito mais do que uma história de alguém insatisfeito com um mundo aparentemente perfeito. É um filme sobre a indiferença das pessoas que, em busca de um mundo limpo, organizado e perfeito - seja lá o que isso for - esqueceram o sabor da comida, o prazer de se divertir e a vontade de buscar coisas diferentes.
tô gostando disso.
ResponderExcluir