Um alvejante jovial para uma fé enferrujada.

Dia vinte, já. Como o tempo voa e como isso é clichê...
Por enquanto, tudo segue como sempre. Férias. Mas há uma leve tensão no ar.
Uma leve tensão? Bem, os resultados dos vestibulares estão saindo e não são nada bons...
No dia 28 será declarado o resultado final da URFJ. O parto derradeiro. No meu caso, a única para a qual realmente gostaria passar.
Confesso que meus resultados não foram nada bons, mas ainda tenho esperanças.
Explicar-lhes-ei a questão, já que não sou de ter fés tolas...
Inaugurou-se uma nova engenharia esse ano, a Engenharia Básica. Ela difere de todas as outras pois dura apenas 2 anos, dentro dos quais os que por ela optarem deverão completar o ciclo básico, obrigatório a todas as engenharias*, e então ingressar, já no quinto período, o que inicia o ciclo profissionalisante, em outra engenharia. Em outras palavras, ela é a engenharia dos indecisos, o coringão. Depois de 2 anos aprendendo as matérias básicas e se informando você pode escolher, de acordo com as suas notas, a que mais lhe aprouver como conseguinte.
Perfeito né? Quantos vestibulandos ficam indecisos quando estão para escolher sua carreira? Quantos destes não gostariam de protelar tal decisão sem que saíssem prejudicados? Pode-se apostar que muitos. Muitos mesmo.
Mas esse foi o ano de estréia.
Apenas quem leu um determinado trecho do edital referente às engenharias ou foi a visita da UFRJ e assistiu a palestra referente as engenharias ficou sabendo.
Ou seja, Yeah baby, fucking yeah!
Brincadeira, as coisas não estão tão boas assim. Algumas pessoas me disseram que seus professores as avisaram.
É, eu sei, isso não é nada bom. Mas eu quero acreditar que essa foi uma exceção... Exceção!
Além do mais, fiz uma pesquisa com alguns conhecidos e pouquíssimos tinham noção de tal alternativa, mesmo entre aqueles que escolheram a área das engenharias.
Ou seja, ou seja, ou seja... Eu tenho alguma chance. Agora é esperar pra ver.
(Odeio terminar com esse ar de jovem inocente e intusiástico )
*A Engenharia Química, a de Bioprocessos e a de Alimentos pertencem a Escola de Química e não a Politécnica. Assim sendo, possuem algumas divergências em relação a maioria das outras engenharias, como no caso do ciclo básico, o que acaba por impossibilitar a seleção delas como sequência à Engenharia Básica.
Realmente não tenho nada para fazer hoje, esse horário, e estou aqui comentando os seus textos... bem, eu só diria: Parabéns... por passar para Engenharia de Alimentos (acho que é isso)... vai fazer isso mesmo? Ou uma nova tentativa nesse ano que se inicia?
ResponderExcluir*Sugestão para um novo tesxto, afinal é um teste à validade de sua decisão.
É de materiais -.-
ResponderExcluirE sim, eu vou escrever sobre isso. Depois de digerir os fatos.